O GRUPO ESCOTEIRO DO AR JAHÚ 437/SP
Por que fundamos o GEAr Jahú?
O Grupo Escoteiro do Ar Jahú nasceu do desejo de atender a demanda de jovens da cidade de Jaú, por atividades voltadas à aviação, estudos astronômicos e aeroespaciais, desejo pela tecnologia e ciência, além de aventurar-se em acampamentos e outros tipos de empreitadas.
A cidade de Jaú já possui um Grupo Escoteiro da Modalidade Básica (Ibica-re-ig 257/SP), que reune-se aos sábados a tarde, e por conta disso nosso GEAr decidiu também atender as necessidades de jovens que não podiam participar do movimento escoteiro nesse dia em virtude de outros compromissos, pois reunimos com maior frequência aos domingos a tarde.
JAHÚ é o nome do hidroavião utilizado pela tripulação comandada pelo Cmte João Ribeiro de Barros no feito da travessia do oceano atlântico (vide história aqui), e nada faria maior sentido em vincular o nosso grupo da modalidade do ar, com nosso evento heroico local. Decidimos então dar o nome de JAHÚ a nossa UEL.
O escrito do nosso brasão é exatamente o mesmo do hidroavião. A cor vermelha é uma referencia a aeronave, que possuí essa cor. E optamos pelo tom de azul celeste, que arremete ao céu.
Já o nosso lenço carrega o brasão com seu significado, e as cores azul escuro referindo-se as camadas da atmosfera terrestre, indo ao encontro do espaço (azul claro, azul celeste e azul escuro). Além desses tons de azul também fazer referência ao oceano e suas variações, já que o hidroavião realizou sua façanha sobre ele.
Estrutura Organizacional
Diretoria:
De 26/07/2023 até 25/07/2025
· DANIEL ROBSON GONÇALVES – Diretor Presidente
· ALINE MARIA GIRALDI GONÇALVES – Diretora Financeira
· ANDRÉ RICARDO CASTILHO – Diretor Administrativo
· MARCOS ANTONIO MARTINS – Diretor de Método Educativo
· KELLY CARRARA – Comissão Fiscal
· CAROLINA PAES DE BARROS – Comissão Fiscal
· KEILA CRISTINA – Comissão Fiscal
Escotistas:
· MARGARETE MENIN – Chefe Seção Ramo Lobinho (Akela)
· ANDRÉ RICARDO CASTILHO – Assistente Ramo Lobinho (Baguera)
· KEILA CRISTINA – Assistente Ramo Lobinho (Baloo)
· ADÃO VALDEMIR LEVORATO – Assistente Ramo Lobinho (Kotik)
· MARCOS ANTONIO MARTINS – Chefe Seção Ramo Escoteiro
· CICERO DANTAS – Assistente Ramo Escoteiro
· CAROLINA PAES DE BARROS – Assistente Ramo Escoteiro
· ALINE MARIA GIRALDI GONÇALVES – Chefe Seção Ramo Sênior
· LUIS FERNANDO DOS SANTOS – Assistente Ramo Sênior
· DANIEL ROBSON GONÇALVES – Chefe Seção Ramo Pioneiro (Mestre Pioneiro)
Organograma
Na Estrutura da União dos Escoteiros do Brasil o Grupo Escoteiro ou a Seção Escoteira Autônoma são as organizações local destinada a proporcionar a prática do Escotismo aos jovens, devendo ser organizado e constituído na forma do Estatuto da UEB (União dos Escoteiros do Brasil), do POR – Princípios, Organização e Regras, e as demais normas pertinentes editadas ou expedidas pelos órgãos competentes.
Um Grupo Escoteiro deverá ser constituído dos seguintes órgãos:
· Assembléia de Grupo – É o órgão deliberativo máximo do Grupo, composto pelos membros da diretoria, os pais ou responsáveis, os escotistas (chefes) e os pioneiros (membros juvenis com idade entre 18 e 21 anos) e representação juvenil, caso seja prevista no estatuto ou no regulamento do Grupo;
· Diretoria do Grupo – Órgão executivo, eleito pela Assembléia de Grupo a cada 2 anos, composto por no mínimo três diretores eleitos, sendo um o seu presidente, voluntários, podendo ser integrada por outros membros nomeados;
· Comissão Fiscal do Grupo – Órgão de fiscalização e orientação da gestão financeira e patrimonial, composto por três membros titulares e três suplentes eleitos pela Assembléia de grupo;
· Seções do Grupo – Organizadas de acordo com as faixas etárias:
– Alcateias de até 24 Lobinhos e Lobinhas, de 6,5 a 10 anos;
– Tropas Escoteiras de até 32 Escoteiros e Escoteiras, de 11 a 14 anos;
– Tropas Seniores de até 24 Seniores e Guias, de 15 a 17 anos;
– Clã de Pioneiros composto por Pioneiros e Pioneiras, de 18 até completar 21 anos.